CURADORIA

70918954_2596549337049889_59681903429592

Isaac Guimarães

Isaac Guimarães, 29.  Gosta do analógico e do digital; do nostálgico e do que ainda está por vir. Esteve estudante de Publicidade, formou-se e agora está prestes a terminar o curso de História da Arte, na Universidade de Brasília. Seus assuntos preferidos envolvem tecnologia, memória, gênero e sexualidade. Trabalha com design gráfico, produção cultural e o que mais envolver arte/cultura. Dentro de exposições já participou desde a identidade visual à expografia e também como artista. Hoje segue o caminho da curadoria-etc. 

yna_edited.jpg

Yná Kabe Rodríguez

Yná Kabe Rodríguez, 29 anos, Recanto das Emas, Distrito Federal.  É bacharela em Artes Visuais pelo departamento de Artes Visuais (VIS) da Universidade de Brasília e mestra em Arte Contemporânea pelo programa de Pós-Graduação em Arte (PPG-ARTE) na linha de pesquisa MPAC (Métodos e Processos em Arte Contemporânea). Trabalha como artista-babá-curadora-pesquisadora, ocupando o cargo de secretária na SEC-EIB (Secretaria para o Desenvolvimento da Primeira Escola de Indisciplina do Brasil) e é mãe na Casa de Olfenza.

A PALAVRA

Transfuture*

Do verbo transitivo transfuturar.

 

Transfuture é verbo no imperativo afirmativo, que consiste na ideia do convite, expressando também conselho, pedido ou súplica. É um desejo de ação para transformação; é a vontade como reivindicação, afirmação no agora, no instante.

 

Além disso, embora se pressuponha que a ação de transfuturar ocorrerá no futuro, é no presente que se cria o impulso, o movimento para realizar a ação. 

 

Subjuntivo presente:

que eu transfuture

 

Imperativo Afirmativo:

transfuture você

 

Transfuture* é uma exigência do agora, pautada na desimportância de um marcador de tempo linear. É a transformação do presente projetada no futuro. 

 

transfuture

 (trans-future*) Movimento para além. É a imaginação de um futuro experienciado no presente em seu instante de transformação. Um movimento através do futuro. A transfuture. 

 

Exemplos: transbaianas transfuturam, 

transamazônicas transfuturam.

transatlânticas transfuturam,

transfuturistas transfuturam.

Elas, eles y elus transfuturam*

ESTAÇÃO TRANSFUTURE

A ESTAÇÃO

Imaginar é construir.

Para além de uma estrutura indefinida, o projeto da Transfuture* é uma construção híbrida; um prédio desterritorializado, com características que beiram a ficções de um sonho. É imaginado como um lugar transitório - tipo uma rodoviária ou uma estação espacial -, que se apresenta como um ambiente de experimentação. Nessa estação, cada viagem tem como ponto de partida o desejo de transver o mundo.